CarmenCV

CARMEN MORAIS

Santista, mãe da Joana e do Pedro. Bailarina, arquiteta, pesquisadora e arte-educadora em dança. Mestre em Dança pela Universidade Paris 8 (França). Especialista em Reeducação do Movimento pelo método Ivaldo Bertazzo e em Linguagens da Arte pela USP.

Na sua trajetória de formação fez cursos e workshops com diferentes artistas e estudiosos do corpo no Brasil e na França : Hubert Godard (Imagem do Corpo) , Lola Keraly (Feldenkrais), Lu Favoretto (Método Béziers), Zélia Monteiro (Klauss Vianna), Tica Lemos e Alex Ratton (contato improvisação) entre outros.

É praticante de Iyengar Yoga desde 2014 ( Espaço Dham/Sandro Bosco) e tem pesquisado práticas corporais que misturam princípios desse método com princípios da dança. Em Paris, realizou estágio de Iyengar Yoga direcionada ao uso da Kurunta (cordas suspensas) com Jean-Louis Lepreux no Studio Yoga République (2016).

Desde 2005, orienta sua pesquisa artística, educacional e acadêmica investigando as relações entre o corpo em movimento e o espaço urbano e arquitetônico. Trabalha na interface entre a linguagem cênica e a arquitetura para criar performances em espaços urbanos e públicos.Nesta perspectiva concebeu e fundou, em 2012, o Núcleo Aqui Mesmo, que apresenta como eixo principal a pesquisa sobre arte e espaço urbano.

Em 2015 publicou o livro A dança in situ no espaço urbano e organizou, junto com Ana Terra, a publicação Situ (ações) – caderno de reflexões sobre a dança in situ . Ambas publicações foram publicadas pela editora Lince.

Entre os prêmios recebidos por seu trabalho artístico destacam-se:

  • ProAC 2014 – (Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura) Espetáculo |entre|ladeiras
  • Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna (2013) Projeto Situ (ações);
  • ProAC 2012 – (Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura) Espetáculo]entre[aberto;
  • Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna (2012): Performance De segunda à sexta-feira

Mais infos: www.nucleoaquimesmo.com

http://nucleoaquimesmo.com/curriculos/